Aço inoxidável enferruja?
Existe uma grande polêmica sobre esse assunto. Na Internet é possível ler matérias que dizem que o aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção. E que, independentemente da força ou frequência de uso, raramente revela vestígios de amassados ou arranhões, mesmo após anos.
O fato da maioria dos talheres domésticos serem feitos de aço inox e terem longa durabilidade contribuiu para que o produto obtivesse sua consagração máxima, considerado um produto eterno. Porém, se não tiver manutenção adequada, como os talheres que são lavados a cada refeição, as peças feitas com aço inox podem, sim, sofrer oxidação e corrosão.
Se o aço inox fosse um metal isento de cuidados, como muitos imaginam, uma embarcação tipo iate ou lancha não precisaria de marinheiros para a constante manutenção das peças de inox.
Até agora não se sabia exatamente por que o aço inoxidável apresentava esses pontos de corrosão. Mas o mistério foi descoberto por pesquisadores do Imperial College e da University College London (Inglaterra), e segundo a cientista Dr.ª Mary Ryan, a corrosão tem seu foco na partícula não dissolvida do enxofre, de apenas 10 milionésimos de metro. É um “vírus” que inicia o ataque ao aço inox.
Os compostos de enxofre são impurezas do aço e, mesmo após extrema purificação, ainda residem no metal em “ilhas” de alguns nanômetros de diâmetro. E são estas ilhas de enxofre que fornecem combustível para o início da oxidação do aço.
A oxidação com posterior corrosão é um problema que atinge a construção civil, naval, medicina e outras áreas.
Os químicos ainda estão longe de formular uma maneira completamente eficaz contra a corrosão, mas ao menos, eles descobriram como ela inicia em chapas de aço inoxidável.
Sobre a GMS
No mercado de acessórios para vidros temperados desde 1993, a GMS nasceu da iniciativa da BLINDEX Vidros de Segurança em terceirizar a sua produção de ferragens para vidros temperados, a Linha 3000.
Atuando desde então no mercado nacional e sul-americano, junto a distribuidores, engenheiros, arquitetos e consumidores finais, a GMS tem se destacado por sua excelência na fabricação de ferragem de latão, zamak e de aço inox, mantendo-se como sinônimo de qualidade e seriedade.
Para mais informações, entre em contato através de nosso formulário de contato.