Ferragens para vidro temperado
Por possuir uma característica de resistência o vidro temperado pode suportar-se a si mesmo e também ser utilizado em estruturas. Para executar essas funções ele é aplicado nas obras com o auxílio de ferragens, aplicadas em recortes por aperto ou por ferragens aplicadas a furos, por aparafusamento. Saiba um pouco mais sobre ferragens para vidro temperado.
Uma das primeiras utilizações do vidro temperado foi nas escotilhas do transatlântico Normandie, que realizou sua primeira viagem em 1935. O vidro Sécurit, da Saint-Gobain, possuía resistência maior e, devido a esse fato, podia ser aplicado na metade da espessura normalmente utilizada, reduzindo também o peso da embarcação. O Sécurit também é utilizado em longas vidraças nos conveses de passeio desse navio. Porém, não foi ainda dessa vez que as ferragens para vidro temperado foram utilizadas.
A partir desse marco a resistência dos vidros temperados foi sendo testada em uma infinidade de aplicações. E passou com louvor em testes com aplicação de dobradiças diretamente ao vidro, através de recorte e aperto, sem utilização de moldura. Das portas os vidros temperados passaram a compor também janelas com ferragens. E não demorou muito para que vidros e ferragens passassem a ser utilizados em diversos tipos de fechamento. E por todo o século XX esse tipo de instalação foi considerado sinônimo de modernidade, praticidade e beleza.
No Brasil a Saint-Gobain foi pioneira na implantação de uma fábrica de vidros temperados. Por aqui ela chegou atuando com o nome Santa Marina, após a aquisição dessa fabricante brasileira de vidros. Logo a aplicação de vidros com ferragens da Santa Marina começou a conquistar a preferência dos brasileiros. E a linha de ferragens foi denominada Santa Marina, também conhecida por linha 1000.
As primeira ferragens produzidas no Brasil eram feitas de latão. Esse metal nobre, resistente e fácil de moldar era derretido em coquilhas e prensado em formas especiais. Em seguida se retiravam as arestas e o material recebia pintura ou cromeação. A partir das primeiras ferragens para vidro temperado estas continuaram sendo produzidas com esse material por várias décadas. A utilização de outros materiais só ocorreu no Brasil há poucas décadas, com a necessidade de se baixar custo.
A Blindex, concorrente da Saint-Gobain na área de vidros temperados, utilizava uma linha de ferragens diferente da linha 1000, da Santa Marina. A princípio produzia ela mesma em sua fábrica todas as ferragens utilizadas, porém, com o aumento da demanda, tomou a iniciativa de terceirizar, em 1993, toda sua produção. Ela foi concedida a dois funcionários técnicos que, nesse mesmo ano, fundaram a GMS-Blindex.
Com o passar dos anos a GMS, atendendo à necessidade do mercado por ferragens para vidros de qualidade, passou a produzir também ferragens da linha 1000, tornando-se a mais completa fabricante do mercado.
Hoje, ainda atuando como única licenciada da Blindex para produzir a linha 3000, a GMS possui uma ampla linha de produtos, que atendem a todas as necessidades em ferragens para vidro temperado existentes. E ainda possui um departamento de desenvolvimento de produtos bastante ativo, que frequentemente lança novidades ao mercado vidreiro.
Hoje a GMS é uma das poucas empresas fabricantes de ferragens que trabalha com quatro tipos de matérias-primas: latão, zamak, alumínio e aço inox. E também é uma das poucas que possui equipe técnica que conhece a fundo as melhores soluções para a instalação de vidros temperados.
Lançamentos recentes
Dentre as novidades que a empresa lançou há menos de uma década estão as ferragens jumbo, que permitem a instalação de portas com até 1300 mm de largura. Destacam-se também as dobradiças BLDs de aço inox, que podem ser aplicada em boxes e outros tipos de instalações, além das dobradiças Self Closing, que permitem a montagem de portas tipo “Bang-Bang”
Os kits de produtos também fazem sucesso entre os profissionais do vidro. Eles facilitam a elaboração do pedido. E um dos kits que pode ser considerado como novidade é o kit para montagem de portas articuladas, também denominadas portas flex ou portas “camarão”.
E, para quem pensa que a GMS parou por aí está enganado. A empresa continua ativa e trazendo novidades, tanto para o mercado nacional como também a vários países vizinhos, que já são atendidos pela empresa.
Leia também: Conheça 10 novidades expostas na feira Glass South America
Sobre a GMS Blindex
No mercado de acessórios para vidros temperados desde 1993, a GMS nasceu da iniciativa da BLINDEX Vidros de Segurança em terceirizar a sua produção de ferragens para vidros temperados, a Linha 3000.
Atuando desde então no mercado nacional e sul-americano, junto a distribuidores, engenheiros, arquitetos e consumidores finais, a GMS tem se destacado por sua excelência na fabricação de ferragem “Top de Linha”, mantendo-se como sinônimo de qualidade e seriedade.
Para mais informações, entre em contato através de nosso formulário de contato