Sete dicas sobre como ter a recomendação de familiares e amigos como aliada
Especialista compartilha estratégias de como explorar o potencial do marketing boca a boca para impulsionar os negócios e marcas
As grandes transformações causadas pela crise sanitária trouxeram muitas lições também para o marketing de influência, deixando cada vez mais evidente que o que os influenciadores digitais mostram em suas redes sociais, nem sempre representa o dia a dia deles. “Posts em redes sociais que ostentam um estilo de vida inalcançável e festas com aglomerações caíram em desuso e a interação da audiência sobre esse tipo de conteúdo despencou, já que os consumidores estão ainda mais exigentes e conscientes”, explica Joel Amorim, diretor da The Insiders, empresa que conecta marcas a consumidores reais. “Tanto é que os chamados memes, a viralização de imagens e vídeos, que traçam um comparativo entre expectativa versus realidade, é um sucesso!”, completa.
Neste cenário, as marcas foram buscar no marketing boca a boca uma comunicação mais próxima e genuína e encontraram a recomendação de familiares e amigos, aquela mais próxima possível, como solução para resgatar a autenticidade perdida e, para auxiliar os empreendedores na missão de manterem suas marcas relevantes neste novo momento, Amorim oferece sete dicas de como criar uma estratégia de marketing boca a boca eficaz com a ajuda de parentes e amigos, confira:
- Público-alvo:
Ter essa definição é o primeiro passo para se comunicar da forma desejada com precisão, pois o maior erro é não entender para quem está direcionando a mensagem que quer entregar; - Alinhamento de propósito:
A essência de um bom marketing de influência é conectar as pessoas certas aos produtos certos, isto é, quando há interesse de pessoas reais pela categoria da campanha a ser trabalhada.
Com isso, o produto em questão será recomendado com muito mais conhecimento de causa; - A força do boca a boca:
As empresas já notaram que consumidores reais espalham boas percepções sobre um determinado produto, muito por conta da voz ativa sobre o que consomem nas redes sociais.
Esse é o papel do marketing boca a boca, sendo uma das melhores estratégias para conquistar defensores para a marca, intensificando os processos de compra e, consequentemente, a fidelização; - Experiências reais:
Nenhum marketing é tão poderoso quanto o do próprio consumidor apresentando impressões sinceras e íntimas em relação ao produto escolhido. A repercussão é responsável por fomentar uma discussão orgânica e efetiva enquanto agrega valor; - Autenticidade:
Esse é um diferencial competitivo que nunca sai de moda. O conteúdo gerado por consumidores reais da marca é muito mais genuíno e valioso; - Consistência:
O discurso e a presença digital são importantes, porém é fundamental que todo o conteúdo transmita a imagem do influenciador como ele realmente é; - Proximidade:
Por fim, estabelecer um vínculo por meio de constantes conversas e ativar novos bate papos ao cotidiano daquela comunidade leva mais veracidade ao público, tudo o que o consumidor de hoje busca: aproximação e simplicidade.
Sobre a GMS
No mercado de acessórios para vidros temperados desde 1993, a GMS nasceu da iniciativa da BLINDEX Vidros de Segurança em terceirizar a sua produção de ferragens para vidros temperados, a Linha 3000. E em sua história contou com a divulgação boca a boca como uma de suas aliadas.
Atuando desde então no mercado nacional e sul-americano, junto a distribuidores, engenheiros, arquitetos e consumidores finais, a GMS tem se destacado por sua excelência na fabricação de ferragem “Top de Linha”, mantendo-se como sinônimo de qualidade e seriedade.
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